quinta-feira, 30 de abril de 2009

Livros de Marlene Marchiori


Marlene Marchiori exerce o cargo de professora, relações públicas e pesquisadora. Escreve artigos relacionados á comunicação interna, cultura organizacional e relações públicas. Escreveu o livro “Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional” e “Cultura e comunicação Organizacional” que foi lançado pela Editora Difusão.

No livro Cultura e Comunicação Organizacional”, o leitor consegue ir além da racionalidade técnica das ações, e cria um novo nível com uma nova visão futurista, fazendo uma comparação reflexiva entre a visão de mundo e a evolução que as organizações passam, trazendo assim condições para que o leitor consiga entender, da obra, os seus conceitos, e as propostas, e assim apontar e entender o olhar estratégico sobre a organização, ou seja, a comunicação precisa ter uma função estratégica nas empresas. Segundo Marlene Marchiori, a obra faz com que os profissionais de comunicação tenham um caráter reflexivo, fazendo com que eles pensem na empresa como um todo. E ela apresenta um novo conceito: “quem forma a cultura na organização é a comunicação".

O livro “Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional” mostra as descobertas nos relacionamentos, apresenta uma nova função que os profissionais de comunicação precisam atingir: “visualizar e construir o futuro das organizações”, mostrando a realidade cultural da organização, e de que forma são tratados os assuntos de liderança e aprendizagem, que envolvem áreas diferentes de comunicação. A obra procura apontar as relações no ambiente empresarial, baseadas na visão, missão, políticas e normas; história e memória; liderança e poder; linguagem e símbolos; comunicação e suas áreas institucional, mercadológica, interna e estratégica; aprendizagem e conhecimento; inovação e mudança organizacional. É um livro que apresenta também a visão de 14 autores da área de comunicação e cultura organizacional.

“Eu parti de duas premissas já conhecidas. A primeira é que a cultura é a construção de significados. A segunda é que a função da comunicação é justamente construir significados”

Até amanhã.

Camilla Watanabe


Referências Bibliográficas :

Livros sobre Comunicação Organizacional abordam gestão de pessoas e relacionamentos, Disponível em: <http://www.abracom.org.br/descricao.asp?id=2024>

Livros sobre cultura e comunicação abrem novos caminhos para a área, Disponível em: <http://www.rp-bahia.com.br/livro-cultura_e_co.htm>

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cultura Organizacional

A cultura organizacional refere-se aos hábitos estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros de uma organização. Representa as percepções da alta administração e de seus funcionários, e é isso que diferencia uma organização das demais.

A cultura precisa estar ligada com as ações da organização para conseguir direcionar seus objetivos e alcançá-los, para transmitir suas informações de acordo com seu trabalho e seu relacionamento com os públicos. Cada organização tem uma estrutura e uma cultura.

A cultura da organização também pode ser revitalizada pra encaixar-se melhor no cenário contemporâneo, por isso é preciso primeiro “arrumar a casa” e depois transmitir uma realidade positiva da empresa.

As ferramentas que auxiliam a manter ou inovar a cultura de uma organização são objetivos e valores definidos e orientados, qualidade nos produtos e serviços que devem ser divulgados, dialogar com os públicos, estar atento a mudanças e tendências, estimular e motivar seus funcionários, tornar de conhecimento do funcionário as ações e objetivos e mantendo-os informados, fazer planejamento para médio e longo prazo.

A cultura da organização deve ser transparente, não deve usar estratégias de manipulação para preservar seus interesses. Algumas empresas erram por não usar a transparência como estratégia, utilizam o trabalho da mídia para transmitir informações irreais e adquirir visibilidade. A falta de transparência também pode ocorrer no âmbito interno organizacional.

Atualmente muitas dessas empresas não transparentes não ficam impunes por muito tempo, devido seus públicos serem mais exigentes, terem mais acesso a informação e saberem de seus direitos, eles expõe abertamente suas idéias e repassem essa imagem negativa da organização para outros.

Até amanhã,
Andréia Costa.

Referências Bibliográficas:
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: transparência ou maquiagem?. Disponível em:http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo14.php. Acesso em 29/04/2009.
KISSIL, Marco. O que é Cultura Organizacional?. Disponível em: http://www.coladaweb.com/admmaterial/orga.htm. Acesso em 29/04/2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Tal Merchandising.

Merchandising é uma ação realizada com algum produto ou serviço que tem como objetivo final à venda de outro produto. São técnicas utilizadas em pontos de venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade ao produto, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Existe o Merchandising editorial, inserções de produtos ou serviços em programas de TV ou filmes, que é conhecido em outros países de Tie-in. Por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela.

Em inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo o Merchandising é focado no produto.

“Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising", destaca Ronald Peach Jr., sócio da Oficina do Merchandising.
http://www.merchandising.com.br/

Exemplos de Merchandising:

No Ponto de venda
http://www.youtube.com/watch?v=jtyCWglMPow

No Filme
http://www.youtube.com/watch?v=EzB0odetEKI

Na TV
http://www.youtube.com/watch?v=MRWZEhwdTXU


Até Amanhã.

segunda-feira, 27 de abril de 2009


A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) tem como objetivo discutir e promover a comunicação empresarial e organizacional em âmbito global e local.

Ela promove encontros entre os associados e especialistas na intenção de difundir o conhecimento e manter atualizados os profissionais atuantes na área. A associação tem suas próprias publicações como a revista Comunicação Empresarial, distribuída gratuitamente para seus associados, vídeos no site, rádio, editora, entre outras.

São oferecidos vários cursos em suas sedes, abertos ou restritos, na intenção de atualizar profissionais em diversas áreas da comunicação. A ABERJE também oferece uma opção de curso para empresas, o programa é desenvolvido dentro da organização baseado nas necessidades específicas de cada uma.

O prêmio ABERJE visa reconhecer bons trabalhos realizados na área da comunicação, entretanto a premiação é entrega à organização beneficiada pela ação e não ao profissional ou agência que a realizou. Para concorrer a este prêmio basta enviar o trabalho junto da ficha de inscrição na sede de sua região ou via e-mail.

Podem se associar pessoas físicas e jurídicas que contribuam direta ou indiretamente na área da comunicação empresarial, basta pagar uma taxa de inscrição no valor R$ 350,00 + a mensalidade, que varia conforme o número de funcionários. A ficha de inscrição pode ser preenchida pelo site. A associação dá direito a uma revista trimestral, uma quinzenal, descontos em cursos e inscrição no prêmio e participação de grupos de estudo.

Você também pode se cadastrar gratuitamente no site e receber boletins com novidades e ter acesso total no site.


Site do prêmio: http://www.premioaberje.com.br/default.asp


Até semana que vem!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Relações Públicas na Comunicação Organizacional

O profissional de relações públicas é aquele que trabalha com o objetivo de administrar a comunicação de toda a organização. Ele coordena todas as ações que a empresa vai realizar, estudando-as antes para manter uma boa imagem pública da instituição. Esse profissional trabalha internamente( jornal mural, pesquisas, campanhas, visitas e etc..)e também faz a comunicação externa(assessor de imprensa, eventos, campanha para a comunidade e etc..)
Com isso podemos analisar que relações públicas é indispensável para a organização, já que sempre há "ruídos" internos ou externos para tentar abalar a imagem da empresa, pois sempre há clientes, concorrentes ou até mesmo funcionários que não concordam com as ações realizadas pela empresa.
Ter uma boa comunicação é indispensável para o crescimento de uma boa organização; Já que todo o relacionamento depende disso.
Então não existe nada melhor que um profissional de rp, que conhece as melhores tecnicas e ferramentas para a comunicação, para que assim possa realizar "filosofias" de comunição que tenha mais resultados para cada tipo de instituição.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ABRAPCORP 2009


A ABRAPCORP é um congresso voltado para estudantes e profissionais de comunicação que todo ano trás temas diferenciados, e desta vez o tema abordado será “Comunicação, Humanização e Organizações” que conta com palestras exclusivas para alunos em graduação, promoverá também conferências com convidados internacionais, grupos temáticos e um fórum de debate sobre comunicação organizacional.
O congresso anual da ABRAPCORP que está em sua terceira edição, busca aprofundar o diálogo entre academia e mercado e promover o contato entre estúdios brasileiros e internacionais entre relações públicas e a comunicação em si no Brasil.
Neste haverá participações especiais de professores, pesquisadores, estudantes da área de relações públicas e comunicação organizacional e áreas afins, contando com a participação ilustre de Margarida Maria Krohling Kunsch (graduada em comunicação social, com habilitação em relações públicas) como presidente.

O evento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril na FAPCOM - faculdade Paulus de tecnologia e comunicação, que se encontra na rua: Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo.

Para participar deste evento é preciso se inscrever através do site abaixo pagando uma taxa de inscrição.
http://congresso.abrapcorp.org.br/

Segue abaixo o site da ABRAPCORP para mais informações.
http://www.abrapcorp.org.br/congresso/


Até mais.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

" Somatória em beneficio do cliente "

A comunicação organizacional para ser eficaz, necessita que os objetivos, estratégias, planos e ações trabalhem de forma integrada. Na qual todas as áreas de comunicação estejam em sintonia, unificadas.

É preciso que a organização tenha a união da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, ou seja, as grandes áreas da comunicação organizacional integrada.

A comunicação administrativa é desenvolvida dentro da organização, e tem como principal objetivo informar (regras, normas, novos produtos, mudanças) e auxiliar, dar instruções aos funcionários para haja um melhor desempenho, fazendo com que a organização tenha um menor custo e um maior lucro.

Já a comunicação interna ela viabiliza toda a interação possível entre a organização e seus funcionários, e diferente da comunicação administrativa ela tem o objetivo de informar e ao mesmo tempo convencer, persuadir, motivar, e fazer com que os funcionários tenham um espírito de equipe. A comunicação interna faz com que haja uma troca de informações entre a parte executiva e a base operacional, buscando qualidade nos produtos e serviços que a organização pretende alcançar.

A comunicação mercadológica planeja e executa a forma de divulgação publicitária de produtos e/ou serviços da organização, para que o mesmo seja bem reconhecido, procurando sempre conquistar o público alvo

A comunicação institucional realiza ações para o fortalecimento, a credibilidade e confiança dos públicos para a organização, colaborando na construção da imagem, personalidade, identidade corporativa da empresa. Utilizando “ estratégias de relações públicas, tanto no campo empresarial, como no governamental, de imprensa, publicidade, até as técnicas e práticas do lobby “ ( Gaudêncio Torquato do Rego ).

A imagem abaixo mostra as áreas que integram todos os tipos de comunicações dentro da organização, e todo o mix da comunicação organizacional integrada.


Até amanhã,

Camilla Todo Watanabe


Referências Bibliográficas:

Kunsch, M.M.K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. In: ___ . Relações Públicas e a Filosofia da comunicação integrada, 4.ed. Summus Editorial, 2003. cap. 4.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Os desafios da Comunicação Organizacional na atualidade

A partir da década de 90 a Comunicação Organizacional começa a aprimorar-se, deixa de lado seu caráter instrumental e torna-se mais estratégica devido à complexidade existente na comunicação entre organização e seus públicos.

A Comunicação Organizacional está presente em organizações públicas e privadas que necessitam sobreviver em meio a tantas transformações econômicas, políticas, culturais e tecnológicas, que levam empresários a investirem cada vez mais na comunicação, preocupando-se com a credibilidade de sua imagem, a grande concorrência no mercado, com consumidor ciente dos seus direitos, a responsabilidade social entre outros.

As mudanças sempre vão ocorrer no contexto organizacional que esta cada vez mais exigente, por isso as organizações devem adaptar-se a tais modificações para ter sucesso e competência em seus negócios.

Antigamente a Comunicação Organizacional tinha foco nos instrumentos, fazia poucos investimentos na área de comunicação que na maioria das vezes era dirigida ao público externo, existia pouca concorrência e o consumidor não tinha muita noção de seus direitos. Com a mudança no cenário organizacional, atualmente o foco tem visão mais ampla e estratégica, o mercado está mais competitivo, os consumidores exigem seus direitos e a comunicação é voltada para todos os públicos estratégicos.

Como desafio, a comunicação organizacional deve ter uma visão estratégica e integrada, deve participar das transformações da sociedade, ter uma comunicação ética e transparente com seus públicos, aumentar sua visibilidade publica, divulgar seus produtos ou serviços e estabelecer diálogos com seus públicos.

As transformações interferem nas formas de comunicação e relacionamento entre organização e públicos. Os dois agem no processo comunicativo, por isso é preciso fazer um planejamento estratégico de sua comunicação. A sociedade modifica-se, a organização e os públicos também, devido a isso a organização deve estar sempre com as “antenas ligadas” para perceber o que acontece ao seu redor.

"A sociedade e o mercado consumidor tornaram-se bastante hostis às 'empresas analfabetas', que não aprendem a escrever, ouvir, falar, se expressar e, principalmente, dialogar no ambiente em que atuam". (Nassar, 1995, p. 12)

Até Amanhã,

Andréia Costa.

Referências Bibliográficas:
MATIELI, Luana. Comunicação Organizacional: o poder da informação. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/comunicacao_organizacional_o_poder_da_informacao/25050/. Acesso em 20/04/2009.
OLIVEIRA, Thiago Manieri. Apostar em comunicação é estratégico?. Disponível em: http://www.comtexto.com.br/convicomartigotiagomainieri.htm. Acesso em 20/04/2009.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Será que dá pra vestir a camisa da empresa?"

O jornalista e professor Wilson da Costa Bueno escreveu um artigo sobre comunicação interna e gestão de pessoas, fazendo crítica às atuais organizações brasileiras.

Ele discorre sobre alguns pontos importantes a respeito da cultura organizacional. Ele evidencia duas características: chantagem da demissão e a demonização da radio-peão. A primeira mostra a cultura arcaica da mais valia vigente mesmo em plena crise do neoliberalismo e a segunda a falta de disposição para ouvir a verdade e resolver os problemas.

Pesquisas, prêmios, selos e nomeações da 'melhor empresa para se trabalhar' também são pontos fortes do artigo, que segundo Bueno são forjadas, falsas e frutos de jornalistas mercenários e preguiçosos.

"Na verdade, quem não anda vestindo a camisa das organizações são as chefias e diretores que vestem a própria camisa, buscam sua promoção pessoal e descuidam dos relacionamentos com os públicos internos.", diz Wilson.

Na verdade não existem condições para que os funcionários vistam a camisa da empresa, alguns até se esforçam e sentem orgulho de onde trabalham, mas simplesmente não recebem nenhuma dedicação de volta, eles precisam fazer parte ativa das decisões, ter informações corretas de como a empresa anda, ter o seu reconhecido e valorizado.

Uma comunicação interna que somente valoriza e engrandece empresa assim como exuberantes festas de fim de ano não promovem a integração dos funcionários com a alta administração, e muitas vezes nem entre eles (resultado de uma comunicação falha entre departamentos). Esse tipo de ação da empresa pode fazer o feitiço virar contra o feiticeiro, os funcionários não se importam com o que esta escrito, não se interessam pelo que a empresa desenvolve, não conhecem o local de trabalho, julgam pela festa que os lucros são altos e poderiam ganhar melhor cirando antipatia pela chefia e outros setores.

A comunicação interna deve ter o objetivo de integração assim como a gestão dos funcionários deve visar maior participação para que daí surja o orgulho de se trabalhar em determinada organização, não forçar o orgulho para depois criar condições adequadas para que ele permaneça.

O artigo completo você encontra no link: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_interna/artigo4.php




Até mais, Natasha Dimitrova

sábado, 18 de abril de 2009

Os públicos


Para realizar uma comunicação eficaz é necessário partir de uma correta definição dos públicos que se pretendem atingir, porque não importa o que você diga se isso não estiver direcionado as pessoas certas.

Outro beneficio, que merece atenção especial é, sabendo qual o público, se existe a possibilidade de determinar as melhores formas de comunicação, desde a definição das mensagens até a utilização dos instrumentos para transmiti - lá.

Os públicos de uma organização devem ser devidamente analisados para saber se existe uma compreensão entre o que a organização projeta e a imagem percebida pelo público.

Pois normalmente a imagem da empresa será dificilmente segundo os tipos de público; A imagem gerada pelo público interno e a gerada pelo público externo.

Os públicos internos são os empregados, os acionistas, os donos da empresa e os revendedores. Os públicos internos são os consumidores, os fornecedores, os concorrentes, o governo, os sindicatos e o público em geral.


Até a próxima

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Comunicação Mercadológica nas Organizações

Comunicação Mercadológica e usada com objetivo de melhorar a imagem da organização para o seu publico, tentando assim reforçar o produto e a marca para o mercado.
A comunicação mercadológica necessita de uma grande integração dos setores da comunicação para ocorre, pois cada vez mais os clientes exigem um compromisso da organização.
om essa era digital as empresas estão tendo que se reorganizar p
reorganizar para conseguir competir com a concorrência e conquistar mais consumidores
Um bom exemplo de tudo que envolve esse tipo de comunicação esta no livro de Marcella Lupetti, " Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica", onde a autora fala sobre:
O Markting e a Comunicação, Planejamento, Stakeholders, Posicionamento, Estratégias, Aprovação e Briefing; elementos sem duvidas essências para a mesma
Nesse sistema alem dos interesses da empresa e do cliente também ha preocupação com os funcionários e fornecedores. Por este motivo existe a necessidade de persuasão alem da troca de informação.
Assim percebemos que a comunicação mercadológica além de ajudar o consumidor, faz um grande diferencial para a organização, ajudando-a com o seu relacionamento com seu público.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comunicação Interna nas Organizações

A comunicação interna nada mais é do que o relacionamento, a troca de informações dentro de uma organização. Ela é responsável pela integração entre todos que ali trabalham.
Atualmente ela é vista como uma estratégia básica para uma valorização da própria instituição, pois é por meio da comunicação que uma organização fica a par do que está se passando dentro e fora dela, alertando e construindo informações para tomar decisões mais certeiras.
Uma comunicação interna é de suma importância e faz total diferença dentro de uma organização, pois os empregados estando bem informados acabam se sentindo mais valorizados e conseqüentemente mais envolvidos com a empresa em que atuam, é isso que a professora e pesquisadora Marlene Marchiori afirma quando diz que: “as ações de empresas devem ter sentidos para as pessoas, sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para seu posicionamento e comprometimento”. Além disso, o empregado é visto também de uma forma de propaganda da própria organização, de acordo com o professor Bueno: “os empregados são os melhores porta-vozes da instituição em que trabalham”, pois é com o contentamento ou descontentamento dele que irá gerar informações com mais autenticidade sobre os valores positivos ou negativos da instituição.
Apesar de todos os aperfeiçoamentos gerados a cada ano em uma empresa o que prevalece até hoje em uma organização é a comunicação, é ela que irá tanto beneficiar como gerenciar conflitos, trazendo sempre de algum jeito uma melhoria no relacionamento da organização para com seus públicos.
Se quiser saber mais sobre o assunto, segue um vídeo explicando sobre comunicação interna, feita pelo palestrante Mario Persona.






Até amanhã,
Cláudia Moraes.

terça-feira, 14 de abril de 2009

As Dimensões da Comunicação

Após a leitura do texto “Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas “ de Margarida M. Krohling Kunsch. Podemos entender que a comunicação organizacional é analisada em três dimensões: Dimensão humana, dimensão instrumental e dimensão estratégica. Toda organização apresenta um pouco de cada dimensão, mas é provável que haja uma dimensão predominante


A primeira é a dimensão humana, que é o tópico mais amplo do texto, pelo fato de ser uma das mais esquecidas e menos estudadas. Porem é muito importante saber que a comunicação é essencial para uma organização, e que sem ela não existiria organização. As ações de comunicação que acontecem no cenário organizacional, ou seja, relações entre a sociedade e a organização, dependem de diversos fatores, como por exemplo, contextos sociais, políticos, econômicos e culturais entre outros. O grande objetivo da comunicação é compreensão mutua entre organização e seus públicos.


Dimensão instrumental é o segundo estudo, que é o mais presente nas organizações. O seu foco é nos instrumentos e nas ferramentas utilizadas na comunicação, como por exemplo, um site ou publicações institucionais. A comunicação é vista como uma transmissão de informações e as ações principais do departamento de comunicação estão na divulgação de noticias, nas mídias internas e externas.


O ultimo assunto é a dimensão estratégica, que é um processo comunicativo planejado, administrado e pensado estrategicamente, para que assim, as organizações cheguem a um sucesso esperado e tenham um posicionamento positivo diante da sociedade, ou seja, não basta limitar-se por atividades e ações isoladas de comunicação. Na pratica a comunicação organizacional, normalmente, é realizada com mais destaque nas tarefas do que nos processos, por isso sua atribuição precisa ser muito mais abrangente e proativa. A gestão estratégica, precisa ajudar a organização a interpretar ameaças e oportunidades que acontecem no meio global, analisando a cultura organizacional, e pensar as ações comunicativas de forma estratégica, para atingir especialmente o publico estratégico que esta diretamente envolvido na realidade organizacional.


Até amanhã,

Camilla Todo Watanabe

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional envolve processos comunicativos pensados estrategicamente, e sua evolução no Brasil surgiu a partir da atividade de Relações Públicas e do Jornalismo Empresarial.

Após a Revolução Industrial, as organizações perceberam que deviam procurar uma comunicação dirigida a cada publico com competência para se relacionar melhor com eles, estar à frente da concorrência e ser atualizado no mercado.

As organizações necessitam dos processos comunicativos para compreender os âmbitos interno e externo, ou seja, entender a organização e fatores sociais ou econômicos que podem influenciar de forma negativa ou positiva a organização.

A Comunicação Organizacional é complexa, por isso é preciso realizar um planejamento estratégico para verificar o que a organização realmente necessita para alcançar seus objetivos e minimizar futuros conflitos.

É interessante para uma organização que sua comunicação seja integrada, ou seja, que as modalidades de comunicação institucional (transmiti para os públicos a imagem e as qualidades da organização), mercadológica (mais voltada para ações de Marketing e Publicidade) administrativa e interna (voltadas para âmbito interno empresarial) trabalhem juntos na mesma direção, para existir um plano comum para o mesmo objetivo e mesmo discurso.


Até amanhã,
Andréia Costa.

Apresentação

Nosso blog é formado por seis estudantes da Universidade Metodista de São Paulo (III semestre – Relações Públicas ), e pretendemos disseminar conhecimentos a respeito da Comunicação Organizacional, de acordo com pesquisas e com nossa visão crítica e opinião.

Pretendemos mostrar a comunicação organizacional, ou seja, toda a forma de comunicação utilizada na organização, através de cases, entrevista com profissionais, resenhas de livros entre outros.


Assim como o processo comunicativo, não é apenas informar iremos abrir em nosso blog, um lugar para discussões, debates, diferentes idéias, para que possamos conhecer outros pontos de vista e adquirir novos conhecimentos.