Responsabilidade Social são ações contínuas e sólidas, usadas como ferramenta da Comunicação Institucional para fortalecer a imagem das organizações. Tais ações são de interesse da sociedade, que atualmente pressionam as empresas e que são cobradas devido às transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que interferem no relacionamento entre organização e públicos.
Os programas de Responsabilidade Social visam mover a opinião pública a seu favor, adquirindo visibilidade, credibilidade e imagem positiva, mostrando que a organização se interessa por assuntos públicos e/ou por sua comunidade.
Cabe ao profissional de Relações Públicas apoiar as ações de Responsabilidade Social dentro da organização, podendo motivar seus funcionários a cultivar essa idéia e divulgar suas ações para a sociedade conseguindo seu apoio e confiança.
É essencial planejar de forma estratégica e ter bom senso para realizar as ações de Responsabilidade Social, por isso é necessário um amplo programa de pesquisas que permita analisar os ambientes externo e interno, para explorar os serviços sociais de maior interesse da sociedade e que pode dar mais visibilidade para a empresa, e para perceber quais as vocações de seus funcionários para o serviço social e como estimular o voluntariado por exemplo. Dessa forma é possível conseguir bons resultados de acordo com seus interesses.
Até a próxima,
Andréia Costa.
Referencias Bibliográficas:
FERNANDES, Ângela. A responsabilidade social e a contribuição das Relações Públicas. Disponível em: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0098.htm. Acesso em 07/05/09.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
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