quarta-feira, 6 de maio de 2009

Barreiras na Comunicação Organizacional

Existem varias maneiras de classificar as barreiras na comunicação organizacional, porem só vamos mencionar algumas, melhor dizendo quatro delas: as pessoais; as administrativas/burocráticas; o excesso e a sobrecarga de informações; e as informações incompletas e parciais.

As pessoais - no ambiente organizacional os públicos podem ajudar ou dificultar a eficiência da comunicação. Tudo isso depende da personalidade de cada um, das suas emoções, do seu grau de cultura e o seu modo de ver o mundo.

As administrativas/ burocráticas - surgem das formas como as organizações operam e passam suas informações. Algumas condições que fazem essa barreira existir são: a distancia física, como por exemplo ter uma empresa no Brasil e uma filial no Japão, por causa dos horários a comunicação entre eles fica comprometida; a especialização por função, onde faz a pessoa achar que ela deve apenas fazer a função dela e ficar bitolada e não se preocupar com mais nada. Existem também as dificuldades com as relações de poder; autoridade de status e a posse das informações.

O excesso de informação - ocorre um exagero de informação, as pessoas são bombardeadas com papeis administrativos, reuniões desnecessárias, entre outros. A falta de seleção nas informações acaba confundindo o público além de proporcionar uma comunicação ineficaz.

Por fim, as comunicações incompletas e parciais - são informações que não transmitem um conteúdo claro, direto, de fácil entendimento.


Por hoje é só.

Até a Próxima

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